quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sedentarismo: pode custar caro


SEDENTARISMO: PODE SAIR CARO!


A vida oferece sempre muita pressão, muito desgaste e muito, muito trabalho. E é o seu corpo que te sustenta para poder enfrentar todos estes fatores.
“Se não cuido do meu corpo, vou viver dentro do quê?”
É por isso que hoje, o mercado de trabalho olha os profissional como um todo. Não só a sua inteligência mental, mas também a sua inteligência física que pode gerar resultados e avanços para uma empresa.
O profissional sedentário está sujeito a diversos males que uma pessoa que pratica atividade física regular nem vê por perto. O hábito de não se exercitar regularmente é associado em grande parte às doenças crônicas não-transmissíveis, que matam nada menos que 33 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Entre os males relacionados ao sedentarismo estão as doenças cardiovasculares e o câncer, as duas maiores causas de morte no Brasil, por motivos de saúde, de acordo com o Ministério da Saúde. Também entram na lista problemas como depressão, obesidade e diabetes, etc. E quem é sedentário também vive menos. Lembre-se disso!
Desta maneira é fácil entender porque as empresas preferem profissionais ativos na vida esportiva.
Tudo o que o mercado exige, em doses cada vez maiores e numa velocidade acelerada, o profissional que prática algum esporte sabe que pode encontrar dentro dele. Os recursos internos são a matéria-prima rara, que transformada em ação, faz a grande diferença.
O profissional consciente agenda um horário para a atividade física e cumpre com o mesmo comprometimento e disciplina, que faz com os seus clientes. Ele sabe, e, principalmente, já experimentou o quanto faz bem uma caminhada antes de uma reunião difícil. Já pôde mensurar, na prática, o quanto o seu rol de soluções amplia, quando inclui no planejamento de um problema, uma sessão prévia de bicicleta. Faz pausas ativas regulares, como forma de recarregar a bateria, relaxar e renovar a nutrição.
Por isso é necessário aprender que seu corpo não precisa de muito. Em síntese, ele pede alimentação balanceada, exercícios regulares, um número adequado de horas de sono (6 a 8 horas) e atividades de relaxamento. Quando seu apelo natural é atendido, ele devolve agradecido: energia, saúde, bem-estar, felicidade e munição necessária para conquistar o sucesso.
Hoje, temos mais informações ,como aqui no Prepare-se, a respeito da importância do nosso corpo, mas ainda não assumimos o compromisso de cuidar dele, como merecemos, e como ele merece.
Sabemos que para ter saúde, energia para ir atrás do sucesso e ser feliz, precisamos do corpo. Queremos a saúde, a felicidade e o sucesso e não cuidamos do principal instrumento para nos permitir acessar tudo isso.
Pense nisso!!!

Nenhum comentário: