Realização de tarefas específicas durante muito tempo deixa circuitos cerebrais "lentos". Solução para "zerar" o cérebro é uma boa hora de sono ou uma atividade do qual seu organismo seja alimentado com oxigênio, tenha descanso de ações externas, seja suave e revigorante, saia da sua rotina, mude de estado, alongue seu corpo e ainda lhe dê energia: isso só a NATAÇÃO PODE LHE DAR!
Atitudes e posturas diferentes, só isso é preciso para que seu corpo e mente sinta-se novo, para ter um cérebro novo. Muita gente, exaurida pelas tarefas enfadonhas e repetitivas do dia-a-dia, gostaria que isso fosse verdade. O que ninguém espera é que os neurocientistas digam que isso seja mesmo possível. Mas a ciência mostra que o cérebro se cansa, e a boa notícia há meios de descansá-lo e nós sabemos como.
Quando nadamos, não temos ação de barulhos externos, conversas, música, celular tocando, TV ligada, emails para checar, filhos para atender, marido ou esposa para dar atenção, tudo, mais tudo mesmo está focado em VOCÊ, na sua concentração, no seu corpo, na sua coordenação, ouvindo apenas o silêncio que pode ser ensurdecedor para muitos mais necessário como fuga de momentos de limpeza e purificação para sua mente. Nadar não alenta só seu corpo, com todas suas propriedades e encantos benéficos para sua vida, faz também com que seus neurônios recebam uma quantidade enorme de oxigênio e outros nutrientes básicos para seu descanso e renovação, com isso acelera a liberação de hormônios via corrente sangüínea e descanse, recupere-se, encantem-se, fortaleça-se, só quem nada regularmente pode sentir este prazer imensurável e feliz.
O encanto do cérebro é que por exemplo, tarefas repetitivas, quando exigem concentração, acabam o desgastando. Segundo a neurocientista Suzana Herculano Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ninguém precisa se sentir menos por se sentir esgotado por fazer contas, escrever, ler ou realizar qualquer outra atividade mental por muito tempo. "Pensar cansa", ela diz. "Mas o aspecto curioso do cansaço do cérebro é que ele é específico para aquelas partes que estavam trabalhando intensamente de fato.
Então, se você passa muito tempo fazendo contas de cabeça, você esgota a sua capacidade de lidar com números, mas você é totalmente capaz de sair dali e ir tocar piano, ou ir ler um livro, ou fazer alguma atividade física que lhe agrade, que exija de outros sistemas do seu cérebro, como estar em um ambiente completamente diferente do nosso habitual como dentro da água, só de sentir seu corpo com 80% do seu peso ausente e relaxado, já é inacreditavelmente maravilhoso.
É curioso notar que esse fenômeno, que pode se intensificar em dados circuitos cerebrais pelo excesso de uso, ocorre de uma forma geral durante o período em que o indivíduo fica acordado. Ele está ligado à fadiga que é combatida diariamente durante o sono ou o exercício. O uso excessivo de determinados circuitos cerebrais só faz por acelerar esse processo de "cansaço neuronal".
Então, como solucionar? Como entrar na vida cotidiana com o cérebro novinho em folha?
A melhor coisa é dormir e nadar.
Meia hora de sono bem dormido já é suficiente para zerar esse desgaste quando acontecer durante o dia ou nadar por tempo regular e acompanhado por profissionais capacitados como na Golfinho, em uma estrutura ímpar e bem responsável, pois nem todas as academias são iguais e tem os mesmos objetivos, você feliz e saudável como a nossa.
É, claro, valorizar também o sono durante a noite. Dormir é a principal maneira de descansar o cérebro, tente ter uma rotina ligada a seu sono, fazer refeição leve a noite, evitar bebidas alcólicas, ainda ler algo edificante e rezar... Já a alternância de tarefas pode ajudar a dosar melhor o cansaço cerebral, mas não é uma solução, segundo a neurocientista. É, no máximo, um paliativo. "A única coisa que isso faria é espalhar o processo de desgaste ao longo do dia."
Exercício físico é fundamental para estar com o cérebro em paz.
Herculano Houzel ressalta que o esforço tem outros espaços. "O mais importante é começar isso em casa. Não pensar que aquele cochilo da tarde é apenas preguiça".
"Ainda há muito o que entender sobre o cérebro, mas com o que já se sabe podemos dizer uma coisa: ele é o órgão que mais consome energia no corpo todo e precisa de uma ajuda do dono para se manter em forma". Faça uma forcinha em relação as suas prioridades...cuide de quem comanda sua vida, seus atos, suas emoções e atitudes, valorize sua alimentação, faça algo que te deixe feliz...
PS: cuidado para aquele soninho de meia hora virar um sono de verdade, aí tem algo errado, pois durante o dia só descansos pequenos mesmo para recuperação da sua energia...mas a orientação com certeza é válida e ainda, se você quer experimentar esta sensação de prazer inigualável, mesmo que você não saiba nadar, caia na nossa piscina, garantimos que você nunca dormirá tão bem, ainda terá energia e descanso com tanto relaxamento e propriedade...sua saúde é sua vida.Só depende de você torna-la ótima e produtiva.
Palavra de quem AMA NADAR E SER FELIZ!
Equipe Golfinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário