quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quando você pára?

Quando você PARA, para pensar na vida...


 






Estive sexta em um velório e ali um pai de ex aluno nosso comentou comigo:


-São nestas horas que paramos, largamos tudo, em despedidas, nascimentos, casamentos, doenças em coisas da vida que nos obrigam a parar, pensar, ter tempo de refletir, dar nos a oportunidade de prestar atenção na vida, no que fazemos dela, no que temos para passar ainda, no que queremos dela...
E agora resolvi voltar a nadar, estou nadando a 6 semanas sem interrupção e feliz da vida... hoje, nadando, percebi que temos outras oportunidades de parar e pensar, só não fazemos ou não sabemos como fazer e temos como.
Pensar em de que maneira seria melhor para nossa vida, ordenar idéias, fazer com que o barulho da água tornando-se nulo eu pudesse ter um pouquinho de paz, sem celular, problemas para resolver, oxigenando meu cérebro para ter mais ânimo, gás, saude emsmo... alguns até dizem que nadar é só contar ladrilho de piscina e que não tem a menor graça,mais quem diz que nadador conta ladrilho? Quem disse que nadar é monótono, que é solitário, que é sem graça? Eu não sou sem graça dentro da minha cabeça, desenvolvo idéias, me mimo, dou um tempo para mim, me comprometo e ainda tenho meu compromisso, com a minha alegria que é nadar. Só que tem pessoas que acham que não tem paciência ou não gostam de pensar, não gostam de estar consigo mesmo, não está feliz ou legal, sabe do que estou falando e não imagina a oportunidade de ouro para estar em contato com as coisas mais íntimas, pensamentos só seus, e um tempo bacana dedicado a você.Mereço ou não mereço?


Mereço, haaaaaa, se mereço...


Dedicamos a maior parte do nosso tempo para os outros, para filhos, trabalho, pais, amigos e nos deixamos de lado, pior, nossa saúde de lado, deixamos as coisas para amanhã...mas precisamos fazer hoje, nosso futuro será norteado pelo que fizer-mos hoje, frase batida, né...mas real.
Se pudesse, daria meu depoimento a cada um que está com problemas de saúde, gritaria para o mundo ouvir que a natação é mágica, maravilhosa, atividade que nunca você precisará parar, não tem lesão de joelho, não tem machucados, não tem impacto, a não ser na sua cabeça...

Impacto é o que dá quando nos damos conta de que nossa vida está passando, quando me dou conta que quero ver meu filho crescer bem, feliz, acompanhar ele na vida, preciso dar o exemplo e ter ele ao meu lado, ter pique para dar conta de tudo isso...e ainda exercer todos os papeis que a vida me proporciona.

Estou falando hoje com vocês pois quero passar um estímulo de tentar para quem não sabe nadar,voltar a nadar porque amava nadar e continuar nadando para aqueles que estão na piscina se cuidando e ter a certeza de que para quem diz não ter tempo, é questão de prioridade, tempo se faz, aprendi isso e dá mesmo para fazer.

Venha, caia na piscina, faz de conta que é pelo seu ...trabalho, amor, filhos, algum motivo...motivação vem derivado de motivos e motivos são os que mais nós temos para estar a 34 anos trabalhando a cada ano para trazer a cada ano mais um detalhe, mais um conforto, mais um MOTIVO PARA ESTAR AO SEU LADO.
Amo o que faço e quero deixar claro que temos que nos cuidar, como educadora física e ser humano, foi nos emprestado um "corpo" e temos que cuidá-lo com amor, respeito, carinho e muita responsabilidade.
Parabéns para aqueles que estão particioando do curso Pare de fumar em 5 dias que a Golfinho e o Colégio Adventista está ajudando...calma...teremos a 2ª edição...fique atento, é sem comentários a proposta, fantástica, facil não é ,mas dá para fazer, é possível.
Obrigada por fazer parte da nossa vida na Golfinho e faço aqui uma promessa: a cada ano estaremos mais e mais ao seu lado com tudo que se tem de melhor e mais moderno, pois a gente ama o que faz e faz porque ama!

Em outubro, surpresas...aguardem...

Abraços cheios de energia e saúde em cada um de vocês

Ale Becker

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nosso cérebro pede atenção e descanso e sabemos como fazer isso

Realização de tarefas específicas durante muito tempo deixa circuitos cerebrais "lentos". Solução para "zerar" o cérebro é uma boa hora de sono ou uma atividade do qual seu organismo seja alimentado com oxigênio, tenha descanso de ações externas, seja suave e revigorante, saia da sua rotina, mude de estado, alongue seu corpo e ainda lhe dê energia: isso só a NATAÇÃO PODE LHE DAR! 




Atitudes e posturas diferentes, só isso é preciso para que seu corpo e mente sinta-se novo, para ter um cérebro novo. Muita gente, exaurida pelas tarefas enfadonhas e repetitivas do dia-a-dia, gostaria que isso fosse verdade. O que ninguém espera é que os neurocientistas digam que isso seja mesmo possível. Mas a ciência mostra que o cérebro se cansa, e a boa notícia há meios de descansá-lo e nós sabemos como.
Quando nadamos, não temos ação de barulhos externos, conversas, música, celular tocando, TV ligada, emails para checar, filhos para atender, marido ou esposa para dar atenção, tudo, mais tudo mesmo está focado em VOCÊ, na sua concentração, no seu corpo, na sua coordenação, ouvindo apenas o silêncio que pode ser ensurdecedor para muitos mais necessário como fuga de momentos de limpeza e purificação para sua mente. Nadar não alenta só seu corpo, com todas suas propriedades e encantos benéficos para sua vida, faz também com que seus neurônios recebam uma quantidade enorme de oxigênio e outros nutrientes básicos para seu descanso e renovação, com isso acelera a liberação de hormônios via corrente sangüínea e descanse, recupere-se, encantem-se, fortaleça-se, só quem nada regularmente pode sentir este prazer imensurável e feliz.


O encanto do cérebro é que por exemplo, tarefas repetitivas, quando exigem concentração, acabam o desgastando. Segundo a neurocientista Suzana Herculano Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ninguém precisa se sentir menos por se sentir esgotado por fazer contas, escrever, ler ou realizar qualquer outra atividade mental por muito tempo. "Pensar cansa", ela diz. "Mas o aspecto curioso do cansaço do cérebro é que ele é específico para aquelas partes que estavam trabalhando intensamente de fato.
Então, se você passa muito tempo fazendo contas de cabeça, você esgota a sua capacidade de lidar com números, mas você é totalmente capaz de sair dali e ir tocar piano, ou ir ler um livro, ou fazer alguma atividade física que lhe agrade, que exija de outros sistemas do seu cérebro, como estar em um ambiente completamente diferente do nosso habitual como dentro da água, só de sentir seu corpo com 80% do seu peso ausente e relaxado, já é inacreditavelmente maravilhoso.


É curioso notar que esse fenômeno, que pode se intensificar em dados circuitos cerebrais pelo excesso de uso, ocorre de uma forma geral durante o período em que o indivíduo fica acordado. Ele está ligado à fadiga que é combatida diariamente durante o sono ou o exercício. O uso excessivo de determinados circuitos cerebrais só faz por acelerar esse processo de "cansaço neuronal".


Então, como solucionar? Como entrar na vida cotidiana com o cérebro novinho em folha?


A melhor coisa é dormir e nadar.



Meia hora de sono bem dormido já é suficiente para zerar esse desgaste quando acontecer durante o dia ou nadar por tempo regular e acompanhado por profissionais capacitados como na Golfinho, em uma estrutura ímpar e bem responsável, pois nem todas as academias são iguais e tem os mesmos objetivos, você feliz e saudável como a nossa.


É, claro, valorizar também o sono durante a noite. Dormir é a principal maneira de descansar o cérebro, tente ter uma rotina ligada a seu sono, fazer refeição leve a noite, evitar bebidas alcólicas, ainda ler algo edificante e rezar... Já a alternância de tarefas pode ajudar a dosar melhor o cansaço cerebral, mas não é uma solução, segundo a neurocientista. É, no máximo, um paliativo. "A única coisa que isso faria é espalhar o processo de desgaste ao longo do dia."
Exercício físico é fundamental para estar com o cérebro em paz.


Herculano Houzel ressalta que o esforço tem outros espaços. "O mais importante é começar isso em casa. Não pensar que aquele cochilo da tarde é apenas preguiça".


"Ainda há muito o que entender sobre o cérebro, mas com o que já se sabe podemos dizer uma coisa: ele é o órgão que mais consome energia no corpo todo e precisa de uma ajuda do dono para se manter em forma". Faça uma forcinha em relação as suas prioridades...cuide de quem comanda sua vida, seus atos, suas emoções e atitudes, valorize sua alimentação, faça algo que te deixe feliz...


PS: cuidado para aquele soninho de meia hora virar um sono de verdade, aí tem algo errado, pois durante o dia só descansos pequenos mesmo para recuperação da sua energia...mas a orientação com certeza é válida e ainda, se você quer experimentar esta sensação de prazer inigualável, mesmo que você não saiba nadar, caia na nossa piscina, garantimos que você nunca dormirá tão bem, ainda terá energia e descanso com tanto relaxamento e propriedade...sua saúde é sua vida.Só depende de você torna-la ótima e produtiva.

Palavra de quem AMA NADAR E SER FELIZ!

Equipe Golfinho

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Padrões de comportamento, qual o seu?



Ale, Dr Jô Furlan e Rodrigo! Felicidade era o nosso nome! Este cara é maravilhoso!
Obrigada por tudo Dr Jô!


Padrões de comportamento falam tudo sobre como você se comporta na vida.

IRHSA, maior encontro de Fitness da América Latina onde passamos 3 dias imersos em palestras das quais, a princípio a Gestão Empresarial de Academia deveria ser o foco principal, nos deparamos com palestras incríveis, focadas em outros aspectos, surpreendendo a todos com o aumento considerável de palestrantes linkados em sentimento, responsabilidade, emoção, mesmo quando a palestra seria toda efetivamente técnica, focada em gestão financeira, gestão de negócios...isso quer dizer somente uma coisa: além de sermos seres humanos, lidamos com GENTE e nossa responsabilidade torna-se imensurável por causa disso.
GENTE que tem problemas, que tem alegrias, dúvidas, compulsões por comida, compulsões por exercício exagerado, em busca de um protótipo beirando o absurdo estilo anos 80 como o Rambo, gente querendo saúde, gente amando o que faz e deixando seu corpo adoecer e vindo para nossa academia por obrigação, gente querendo energia, companhia, amigos, gente querendo sentir-se gente! 
Queremos dar-lhes uma idéia resumida dos três dias de imersão nesta área que até pouco tempo abriam as portas de academias sem a preocupação de estar focado em gestão de negócios, o Marco Túlio Pimenta iniciou a palestra dele perguntando assim: (estas palestras foram exclusivamene para donos ou gestores de academias, não para profissionais de Educação Física).

-Porque você tem uma academia?

E só poderíamos escolher uma resposta, a mais latente, nosso sonho, nosso objetivo de vida.

Tínhamos que escolher entre:

a) Porque era meu sonho, meu objetivo de vida, minha própria vida.

b) Para ganhar dinheiro

Deixou claro que não que uma resposta não pudesse estar linkada a outra,mas que a resposta estaria diretamente ligada ao seu objetivo de vida, ao seu sonho, aos seu negócio, por isso seria uma escolha só.

Quando fazemos por amor, por convicção de mudar definitivamente a vida das pessoas ao nosso redor, fatalmente não conseguiríamos gestar esta academia com a competência necessária financeira, pois nosso foco está diretamente ligada ao sentimento e não a razão, aos números. É óbvio que escolhemos, no caso da Golfinho,estamos ligados ao sonho, com 100% de certeza, tanto pelo seu fundador o Elio e depois pela Alessandra e pela Vanessa, afinal são Educadores Físicos e ainda ex nadadores.

Nelson Bittencourt, por sua vez, nos passou os diferentes tipos de gerações, dos Baby Boomers aos geração Z, já ultrapassando o a geração Y,  provou através da Neurociência que somos completamente, absurdamente iguais,mas agimos diferentes por um conjunto de fatores externos que contribuem para sermos quem somos hoje, cada faixa etária na sua postura, valores asssociados a atitudes, entendimentos e maturidade, temos que conviver desde a geração chamada de veteranos até a geração chamada não mais de Y, mas sim de Z. Somos seres pensantes que a cada dia nos desenvolvemos conforme somos estimulados a pensar e agir, a nos preparar para o futuro do qual vai depender das escolhas feitas hoje na vida para colhermos mais tarde, com os resultados do acúmulo no corpo com dores, problemas as vezes irreverssíveis por falta de movimento, uma vez que nosso corpo foi programado para se mexer e ter vida ativa e feliz, mesmo que pela mídia sabemos exatamente o que deveríamos fazer.Proporcionamos para os nossos filhos e não seguimos como exemplo a atividade física regular, já pensaram nisso? Você leva ele para natação, futebol, basquete, vôlei,mas não faz nada...Cuidado, o exemplo é mais forte que palavras.

Outros aspectos que foram abordados foi na área filosófica, com o Charles Bezerra, cara super maluco como ele se nomeia, mas inteligente de dar nó nas cabecinhas superficiais e sem exercício cerebral de pensar e se desenvolver como ser integral, acreditamos sim que exercício também tem que serem feitos com a cabeça e com o corpo, em união corpo e mente, chegamos finalmente na onda do WELLNESS, que quer dizer simplesmente Bem Estar! Aí está a chave, se somos resultados daquilo que pensamos e agimos temos que urgentemente corrermos atrás do nosso sonho de consumo que não tem que ser  um carro, uma viagem ou um apartamento,pois sem saúde tudo isso de nada vale, mas sim um paraíso interno, alimentado com aquilo que move nossos neurônios a se multiplicarem com sentimentos enriquecidos de dopamina, seretonia de endorfina, espalhando para todo nosso corpo e deixando nossa vida com significado de dever cumprido.
A cabeça, nosso cérebro necessita ser condicionado a melhorar nossa qualidade de vida, nossa maneira de viver melhor, correr atrás daquilo que consideramos perfeito, é fácil? Não, mas é possível.

Inovação na vida são hipóteses, aprendemos que valorizar o erro era errado e triste quando ao contrário, o erro faz com que corremos atrás da aperfeiçoamento, busque a crítica para se desenvolver, é necessário para ter raciocínio crítico, é preciso testar a sua idéia, ter a prova de fogo de que é válida, é doído, mais enrriquecedor, assim a idéia de desenvolve, tem valor, tem veracidade, justificativa, força, estrutura, caminho a percorrer e nunca, mais nunca mesmo, pode-se parar de se aperfeiçoar.Pensar cansa, entrar em lugares profundos, para achar pérolas para sair do mesmismo.
Intelectualidade tem um custo.
Intelectualidade tem haver com escolhas de vida, com impulsos nervosos, com vontade de ir em frente, de procurar conexões nervosas diferentes, como diz a neurociência, tem haver com responsabilidade consigo mesmo, com amor a sua vida e depois com a dos outros. A Golfinho está preparada com toda estrutura para cuidar de você, da sua vida, dar a indicação do melhor caminho, da forma mais adequada de vivenciar seu tempo com maestria e perfeição, por este motivo que escrevemos para você, que colocamos sementinhas cerebrais para que brotem com vigor e em conseqüencia mudem para sempre o resultado da vida de cada um.
Cuidar da alma e do corpo faz-se necessário urgentemente, alimente aquilo que falta no aspecto do conhecimento, siga seu coração, mude seu comportamento caso isso ainda não esteja realmente condizente ao seu gosto em 100%, seja feliz com os resultados obtidos ou mude, é simples assim.Você é um ser completo, projetado para ser feliz e saudável mas tem que dar sua colaboração e ter senso crítico do que é capaz de fazer ou até onde pode ir.Não temos que ter todas competências necessárias para darmos conta de tudo na vida, sempre teremos coisas mais relevantes que saberemos fazer e outras que precisaremos de ajuda, assim controem-se ligações sólidas, estilo uma teia que se complementam com mestria e sucesso.
Somos uma academia com alma e a cada ano temos mais certeza disso e vamos nos aperfeiçoar ainda mais a cada dia, cada mês, cada ano , sem parar nunca, pois é para frente que se anda. Dr Jô Furlan diz que olhar para trás é atraso, olhar para o hoje é necessário e olhar para o futuro é impulsionar-se para frente.
Da nossa parte, tudo aquilo que queremos é dar-lhes tudo aquilo que você precisa: amor, carinho, respeito, competência, responsabilidade, honestidade, coerência e ainda aulas de natação, reabilitação e hidroginástica como complemento! Levantamos todos os dias para te ver, saber como você está, cuidar da sua saúde física e mental. Somos parceiros de vida e da sua vida!
Um abraço encharcado de energia trazidos dos melhores e mais conceituados e modernos palestrantes com os mais variados assuntos do país!
Ano que vem estaremos, se Deus permitir, lá novamente, somente por você!Obrigada Waldyr Soares, Tennyson Pinheiro pelo esforço de dar-nos esta oportunidade de evoluir.
Rodrigo, Ale e Marceli, hora do almoço, tomando chimas e plena IRHSA, trocando idéias para sua vida ficar ainda mais maravilhosa: três cabeças pensam melhor que uma, tenha certeza disso! Obrigada amigos, de coração!


Obrigada amigos da ACAD RS pela parceria e troca de informação, em especial ao Rodrigo da Academia Alternativa de Porto Alegre e da amiga Marceli, da Academia Movimente de Campo Bom, sem vocês a IRHSA não seria a mesma. 

 Ale Becker & Equipe Golfinho

Alessandra Becker na IRHSA 2010, trazendo para a Golfinho o que tem de mais moderno, saudável e bacana para sua vida!