quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Exercício físico e pressão arterial

Exercício físico e pressão arterial




Cuidar da sua saúde ou de quem depende de você. É responsabilidade dos pais desde pequenos ensinar a se cuidar. Cuide de quem você ama, a natação é o melhor esporte que pode existir para controlar a sua pressão e equilibrar seu corpo e mente. Na hidroginástica dá também para fazer um trabalho legal para controlo de pressão, mas antes de tudo, você tem que informar seu professor!


As doenças cardiovasculares são relativamente comuns na população geral e afetam a maioria dos adultos com idade cada vez menor. A hipertensão arterial, a dislipidemia e o tabagismo estão entre os mais expressivos fatores de risco para as doenças cardiovasculares. A hipertensão arterial conduz a um risco bem estabelecido para a doença coronariana. Um excesso de risco coronariano torna-se ainda mais evidente em sub-grupos de hipertensos, mesmo leves, mas com outros fatores de risco ou com lesões já estabelecidas em órgãos-alvo.


Contudo, o exercício físico pode ser benéfico para esses indivíduos. É sabido que, imediatamente depois de um período de exercício físico dinâmico, a pressão arterial do aluno hipertenso diminui para níveis inferiores aos observados antes do início do exercício.


A magnitude da queda de pressão também é bastante variável entre os estudos. Alguns pesquisadores observaram uma resposta média de queda de pressão arterial pós-exercício de 11 mmHg e 4 mmHg para pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente, em indivíduos hipertensos. Da mesma forma, outros pesquisadores relataram uma redução média de 6 mmHg para pressão arterial sistólica cerca de nove horas e 9 mmHg para pressão arterial diastólica cerca de 13 horas após um exercício físico em hipertensos leves.


Com isso, pode-se notar que o exercício físico pode ser benéfico para essa população de hipertensos que deseja se beneficiar da prática regular de exercícios físicos. Contudo, recomenda-se que o aluno hipertenso que deseja iniciar tal programa de atividade física procure profissionais especializados na área, que informarão sobre as avaliações iniciais e as condutas observadas durante os treinos.


Entre as principais avaliações iniciais encontra-se o teste ergométrico ou ergoespirométrico, que é caracterizado por um aumento ininterrupto de carga até a exaustão para a avaliação da resposta pressórica e possíveis alterações do eletrocardiograma. Valores elevados de pressão arterial no início do teste podem suspender a realização do mesmo. Valores normais de pressão arterial no início, mas com grandes elevações durante o teste, podem interromper sua realização, sugerindo que o aluno possui alguma alteração pressórica durante atividades com esforço.


Contudo, depois de feitas essa avaliação inicial e a consulta com um cardiologista, o aluno estará apto a iniciar um programa regular de atividade física sob a orientação de um professor de educação física, que passará a prescrição de treinamento físico com a intensidade, a duração e a regularidade ideais e adequadas à sua condição física para poder usufruir os benefícios circulatórios citados anteriormente.

Faça exercício fisico regular e nunca tenha problemas maiores na sua vida quanto a isso! Depende de voc~e a sua saúde, não esqueça disso!

Equipe Golfinho

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Como se sentir motivado?

Como se sentir motivado?





02/07/2010 por Fran Christy




A noção de lazer em nossa sociedade é altamente deturpada e estimulada por figuras de destaque que pouco se importam com sentido e significado em suas vidas. É muito comum o caso da pessoa que trabalha até o esgotamento e nas horas de folga foge para alguma atividade passatempo que lhe permita descansar e se recuperar física e emocionalmente.


Ninguém vê problema com isso socialmente porque poucos se importam em fazer a vida valer a pena. Num mundo em que “viver intensamente” e fazer a vida valer a pena é pular de pára-quedas, fazer festa todo dia, beber até cair e desperdiçar dinheiro em artigos luxuosos, não podemos esperar muito dos conceitos que a nossa própria sociedade tem para nós!


Precisamos, em primeiro lugar, ter discernimento para refletir sobre todos os conceitos que “todo mundo” aceita com tanta facilidade e tem como “verdade”. Falamos um pouco sobre isso no artigo anterior. Evitar clichês e raciocinar com clareza é essencial para abrirmos as cortinas da vida e encontrarmos aquelas coisas que realmente nos motivam.


A pessoa motivada intrinsecamente, ou seja, aquela que se motiva com o que faz, cuja motivação vem de dentro, não precisa de atividades de lazer externas e secundárias para “descansar”. O conceito de descanso, de passatempo, está diretamente ligado ao perfil de sacrifício que o trabalho convencional implica. A pessoa que só trabalha para sobreviver e, mesmo gostando um pouco do que faz, ainda sente que a motivação verdadeira passa longe, precisa mesmo tirar um tempo regularmente para repor as energias. A pessoa, contudo, que faz o que realmente gosta tem energia de sobra para não precisar desperdiçar tempo com atividades de lazer inúteis. Seu lazer é o próprio trabalho. Para essa pessoa, motivação, trabalho e lazer são coisas que andam juntas e reforçam umas as outras, intensificando a produtividade pessoal.


O próprio conceito de passatempo, intrínseco à interpretação de lazer em nossa sociedade, carrega uma conotação de desperdício consigo. Por que alguém desejaria “passar o tempo”? Essa pergunta para quem vive com significado e sentido é tola. Passar o tempo é coisa de quem não tem sentido em sua vida.
Tempo é vida e, se pensarmos bem, temos muito pouco tempo útil em vida. Se esse pouco tempo útil for desperdiçado fazendo algo que não se quer fazer e passando o resto das horas descansando, o que é que sobra?

Nossa mansagem da Golfinho:

SAÚDE. Esse é nosso foco, nosso objetivo, nosso lema, nossa forma legal de presenciar as pessoas motivando-se para realmente, efetivamente mudar.
Porque mudar?
Porque se você não está legal com o que está sentindo, vendo em você, tome uma iniciativa séria, enérgica, e que irá refletir na sua vida daqui a vários anos. Vale a pena. Acredite.
Em 2011 inicie um novo ciclo.

Com a gente, o caminho é garantido.

Equipe Golfinho

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Prática de exercícios evita gripes e resfriados

Prática de exercícios evita gripes e resfriados



Sua saúde em suas mãos, mantenha o foco em você ou em quem você ama! Verão ou inverno faça esportes aquáticos, mas lembre, só a GOLFINHO tem a estrutura física para qualquer tempo. Única academia considerada térmica para padrões internacionais, piso aquecido, ar seco no ambiente das piscinas e ainda metodologia única. Mostramos a você no inverno como manter-se dentro da Golfinho com tudo aquecido e ainda sair lá de dentro sem se gripar. Pergunte a quem nada 12 meses por ano lá, vem? Garantia de mais de 34 anos de reponsabilidade pela sua vida!

A atividade física fortalece o sistema imunológico, conclui estudo

Uma pesquisa divulgada pelo British Journal of Sports Medicine revelou um estudo que conclui ser a atividade física benéfica para fortalecer o sistema imunológico. Segundo o estudo, pessoas que se exercitam com frequência ficam menos gripadas do que aquelas que não se mexem.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas acompanharam 1.000 adultos, com 40 anos em média. Eles foram analisados durante o outono e o inverno, época em que os resfriados são mais comuns. O que se constatou é que aqueles que fazem exercícios aeróbicos pelo menos cinco vezes por semana contraiam menos gripe e resfriado neste período.

Mesmo aqueles que se exercitavam e ficavam doentes, tinham seu sintoma da gripe reduzido por causa da prática da atividade física.

Por Carolina Abranches




http://bemstar.globo.com/


Fonte:BemStar 12/1/2011



terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Escrevi as 45 lições que a vida me ensinou. Regina Brett, 90 anos, acho bacana você ler sobre estas dicas!

Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade, em The Plain Dealer, Cleveland, Ohio, USA

"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais solicitada que eu já escrevi."


Meu hodômetro passou dos 90 em agosto, portanto aqui vai a coluna mais uma vez:




1. A vida não é justa, mas ainda é boa.


2. Quando estiver em dúvida, dê somente, o próximo passo, pequeno .


3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.


4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.


5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.


6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.


7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.


8. É bom ficar bravo com Deus. Ele pode suportar isso.


9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.


10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.


11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.


12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.


13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles.


14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.


15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe; Deus nunca pisca.


16. Respire fundo. Isso acalma a mente.


17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.


18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.


19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.


20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.


21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chique. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.


22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.


23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.


24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.


25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..


26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em cinco anos, isto importará?'


27. Sempre escolha a vida.


28. Perdoe tudo de todo mundo.


29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.


30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..


31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.


32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.


33. Acredite em milagres.


34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.


35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.


36. Envelhecer ganha da alternativa -morrer jovem.


37. Suas crianças têm apenas uma infância.


38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.


39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.


40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.


41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.


42. O melhor ainda está por vir.


43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.


44. Produza!


45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.


Estima-se que 93% não encaminhará isto. Se você for um dos 7% que o farão, encaminhe-o com o título 7%.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Reflexão para o ano que vem chegando...NÃO DESISTA NUNCA!

Reflexão para o ano que vem chegando...por Martha Medeiros!







NÃO DESISTA NUNCA



Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar?


Dizer que existe uma idade certa, tempo certo, local certo, não existe.


Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante do processo.


Mas quando ocorre este momento? Imagine uma ponte sobre um rio.


Você está em uma margem e seu objetivo está na outra.


Você pensa, raciocina, acredita que a sua realização está lá.


Você atravessa a ponte, abraça o objetivo e não olha para traz.


Estoura a sua ponte.


Pode ser que tenha até dificuldades, mas se você realmente acredita que pode realizá-lo, não perca tempo: vá e faça.


Agora, se você simplesmente não quer ficar nesta margem e não tem um objetivo definido, no momento do estouro, você estará exatamente no meio da ponte.


Já viu alguém no meio de uma ponte na hora da explosão... eu também não.


Realmente não é simples.


Quando você visualizar o seu objetivo e criar a coragem suficiente em realizá-lo, tenha em mente que para a sua concretização, alguns detalhes deverão estar bem claros na cabeça ou seja, facilidades e dificuldades aparecerão, mas se realmente acredita que pode fazer, os incômodos desaparecerão.


É só não se desesperar.


Seja no mínimo um pouco paciente.


Pois é, as diferenças básicas entre os três momentos são:


ESTOURAR A PONTE ANTES DE ATRAVESSÁ-LA Você começou a sonhar... sonhar... sonhar! De repente, sentiu-se estimulado a querer ou gozar de algo melhor.


Entretanto, dentro de sua avaliação, começa a perceber que fatores que fogem ao seu controle, não permitem que suas habilidades e competências o realize.


Pergunto, vale a pena insistir?


Para ficar mais tangível, imaginemos que uma pessoa sonhe viver ou visitar a lua, mas as perspectivas do agora não o permitem, adianta ficar sonhando ou traçando este objetivo?


Para que você não fique no mundo da lua, meio maluquinho, estoure a sua ponte antes de atravessá-la, rompa com este objetivo e parta para outros sonhos! ESTOURAR A PONTE NO MOMENTO DE ATRAVESSÁ-LA Acredito que tenha ficado claro, mas cabe o reforço.


O fato de você desejar não ficar numa situação desagradável é válido, entretanto você não saber o que é mais agradável, já não o é! Ou seja, a falta de perspectiva nem explorada em pensamento, não leva a lugar algum. Você tem a obrigação consciencional de criar alternativas melhores.


Nos dias de hoje, não podemos nos dar ao luxo de sair sem destino.


O nosso futuro não é responsabilidade de outrem, nós é que construímos o nosso futuro. Sem desculpas, pode começar...


ESTOURAR A PONTE DEPOIS DE ATRAVESSÁ-LA.


No início comentei sobre as pessoas que realizaram o sucesso e outras que não tiveram a mesma sorte.


Em primeiro lugar, acredito que temos de definir o que é sucesso.


Sou pelas coisas simples, sucesso é gostar do que faz e fazer o que gosta.


Tentamos nos moldar em uma cultura de determinados valores, onde o sucesso é medido pela posse de coisas, mas é muito mesquinho você ter e não desfrutar daquilo que realmente deseja.


As pessoas que realizaram a oportunidade de estourar as suas pontes de modo adequado e consistente, não só imaginaram, atravessaram e encontraram os objetivos do outro lado.


Os objetivos a serem perseguidos, foram construídos dentro de uma visão clara do que se queria alcançar, em tempo suficiente, de modo adequado, através de fatores pessoais ou impessoais, facilitadores ou não, enfim o grau de comprometimento utilizado para a sua concretização.


A visão sem ação, não passa de um sonho.


A ação sem visão é só um passatempo.


A visão com ação pode mudar o mundo.




Martha Medeiros

São os votos da família Golfinho neste inicio de 2011!